segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pão de Alfarroba

Photobucket
Tem bom aspecto não tem??? Tirei a receita do Blog Cozinha das Cores, que é escrito pela simpática Borboleta Africana, a receita dela é para a maquina de pão, e pode ser vista aqui, mas como eu não costumo usar a de cá de casa porque faz uns pães muito pequenos, costumo cozer vários no forno. Aqui fica a minha versão para fazer manualmente:
Ingredientes:
  • 375 ml de água morna
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 475 gr de farinha de espelta
  • 70 gr de farinha de alfarroba
  • 1 colher de chá de fermento (eu usei uma saqueta de 5gr de fermento de padeiro)

Preparação:

Misturei bem todos os ingredientes secos e a seguir juntei os líquidos depois amassei bem até ficar uma massa consistente e deixei levedar num sitio quente coberto com um pano durante mais ou menos uma hora, como não sabia quanto tempo devia deixar o pão a levedar usei a técnica de deitar uma bolinha de massa dentro de um copo de água e quando a bolinha subiu soube que a farinha já tinha levedado o suficiente, de seguida pus a massa numa forma de bolo inglês untada e deixei cozer a 180º graus.

Depois é desenformar, deixar arrefecer e desfrutar deste pão super saudavél.

* Agradeço á Borboleta africana por ter esclarecido as minhas dúvidas porque se não fosse ela eu provavelmente não teria tido sucesso nesta receita.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin